Visualizações

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

SOBRE AMIZADE...


SOBRE AMIZADE...

Hoje me peguei pensando em como é difícil manter as amizades firmes e constantes seja ao longo do tempo, seja a distância. Muitas vezes até principalmente à distância. Como é difícil se relacionar e entender o outro e se colocar no lugar do outro. Como é complicado tolerar o defeito do outro, seus estresses, chatices, meninices. Como é difícil as vezes perdoar um amigo quando ele nos fere ou quando não se mostra interessado por aquilo que realmente nos é importante. Quando se cativa uma amizade que realmente é sincera, nos submetemos não somente a sorrir e a festejar, mas também a chorar e a nos frustrar. Porque a amizade engloba o nosso melhor mas também o nosso pior. Porque uma amizade que se preze segue as passagens sinônimas ao casamento. Vem a empatia, a conquista, a paixão e o entusiasmo do começo, trazendo consigo todas as flores… Mas não é só isso.. Em meio a essas passagens também vem os defeitos e muitos deles ficam para sempre, vem os espinhos com eles o ferimentos e até feridas. E muitas vezes até o questionamento de que se essa amizade vale a pena realmente. Mas em meio as tempestades e tufões.. Diferenças e escuridões uma coisa estou certa: “Somente quando há amor, o amor fraterno, o amor de irmão, o amor que Jesus ensinou.. Somente quando há amor de verdade.. não aquele da boca pra fora, mas aquele do coração pra dentro… A amizade prevalece!!” E ainda que venha o outono e leve com ele todas as folhas, todas elas secas. Ainda que venha o inverno e seu gélido frio e com ele toda sua vulnerabilidade e falta de calor e cores.. Há a esperança da primavera e nela a certeza de que as flores virão e renascerão.. Com ela os raios quentes do que incendeia e aquece toda a estação.. Talvez hoje seu dia.. com aquele seu amigo querido esteja no outono.. ou quem sabe no inverno.. Mas não desista dele e espero que ele também não desista de você! Pois há promessa para o renascimento das flores e com elas a vida, o recomeço… Há esperança de raios novos de sol para aquecer o verão desses laços. Nunca desista do amigo que você ama.. Ele erra, mas você também! E que graça teria uma amizade se ela não se fortalecesse da montanha russa dos sentimentos vividos entre ambos? Como é bom ter amigos! Por isso ame.. Simplesmente ame seu amigo.. seu irmão.. Dê um abraço apertado e diga eu te amo! Não deixe para amanhã o que você pode e deve fazer agora.. Amanhã… O amanhã não te pertence, mas a Deus! Viva o hoje e AME!

Ana Cristina Moraes Ramos by
coisasdeanacristina

UM OLHAR DIANTE DA POBREZA...


Após assistir a uma reportagem mostrando pessoas que vivem miseravelmente em nosso país, abaixo não somente do nível de pobreza, mas abaixo do nível de qualquer dignidade merecida, condições mínimas de higiene ou qualquer esperança, meu coração se compadece.
Inúmeros pensamentos vieram a minha mente, um deles me fez pensar que a maioria de nós, tantas vezes nos reclamamos de coisas tão banais, que não valorizamos o que temos como deveríamos, seja ele pouco ou muito. Reclamamos pela casa que não foi pintada nesse ano, reclamamos pelo carro que não trocamos, pela unha que não fizemos essa semana, por ter que economizar nas saídas dos finais de semana e jantares fora de casa. Reclamamos-nos por não comprarmos naquele momento o sapato de nossos sonhos, aquela roupa de grife que tanto almejamos, por não estar no melhor curso de inglês e quantas tantas outras reclamações não fazemos? Reclamamo-nos por não morar em um determinado bairro, pela família que temos não ser como queríamos, pela chuva que cai, pelo sol quanto esquenta, reclamamos pelo dia nublado, por estar no trânsito, por pegarmos ônibus, reclamamos por isso e aquilo, e nos esquecemos de agradecer, pois agradecer é tudo que raramente o fazemos, como se fosse mais fácil reclamar e ver problemas do que agradecer.
Vi imagens hoje que me apertaram ao coração, pessoas morando em casas de barro, descalças, comendo restos de lixo que pegam nos grandes lixões, brigando pelo “melhor lixo”, disputando esse privilégio com urubus e vermes. Pessoas sem rostos, sem nomes, esquecidas pela sociedade, pelo governo. Pessoas cujos sonhos são tão pequenos comparado muitas vezes ao topo de nossas ambições. Pessoas que vivem a mercê da sorte, cujo amanhecer vivo hoje é plena dádiva ou mais um dia para lutar pela sobrevivência. Pessoas que vivem no mês com muito menos do que às vezes gastamos num objeto sem tanta utilidade, uma roupa, um perfume. Pessoas que sabemos que existem, mas que preferimos fingir que não sabemos. Pessoas que tem rostos, nomes e sobrenomes, que estão ao nosso derredor, que fazem parte de nossa paisagem urbana, mas que não vemos, talvez seja melhor assim, não é mesmo?
Afinal já temos tantas coisas com que nos preocupar, temos tantos problemas, nossas contas para pagar, filhos para criar, a roupa que vamos usar na festa tal, os títulos que buscamos para ter melhor colocação no mercado de trabalho e tantas outras coisas, acordar na hora certa, enfim, cada um cuida do seu próprio mundo e suas próprias necessidades. Não quero dizer que tais preocupações e problemas não sejam relevantes, mas quero retratar apenas que a cada dia nos tornamos mais individualistas, competitivos e anulamos o coletivismo, o senso de compaixão ao outro que sofre bem na nossa frente, ai nos reputamos ao medo da violência, e assim seguimos nossas vidas cada vez mais isoladas e individualistas. Afinal evitamos tudo que pode vir a nos fazer mal, é um câncer social que a nosso ver já entrou em metástase e se assim o é, não tem cura, não há por que lutar e é melhor assim para não sofrermos por algo que não nos pertence. Já sabemos que o destino é o fim e que esse é só questão de tempo.
Bom seria se tudo fosse diferente, se houvesse realmente direitos iguais, acesso aos direitos básicos, seja a saúde, seja aos direitos humanos a todos. Na verdade as leis existem, mas na prática nem sempre funcionam como deveriam. Espero que essas palavras despertem pelo menos uma introspecção que nos levem a sermos mais gratos por tudo aquilo que temos e nem sempre valorizamos, a olhar aqueles que têm menos que nós com mais compaixão e humanidade, de podermos contribuir de alguma forma em nosso dia a dia tentando fazer o bem, sempre que possível, assim como muitos de nós que somos profissionais, exercer o ofício de nossa profissão não somente por dinheiro em benefício próprio, mas pelo outro, e de uma maneira a somar de alguma forma para constituição de uma sociedade e por que não para um mundo melhor?
Desejo um bom dia a todos, e bom final de semana!

Ana Cristina Moraes Ramos by
coisasdeanacristina